A partir do ano letivo de 2025-2026, 15 escolas de ensino médio na Armênia participarão do programa, e os alunos aprenderão os fundamentos da inteligência artificial e do aprendizado de máquina. O programa de três anos foi elaborado para abranger "Inteligência Artificial e Python" no 10º ano, "Aprendizado de Máquina" no 11º ano e "Processamento de Linguagem Natural e Robótica" no 12º ano.
As aulas interativas multimídia são projetadas em modo híbrido, combinando métodos de ensino virtuais e presenciais com o apoio de especialistas em IA da UGAB Armenian Virtual College (AVC) e professores presenciais. As aulas são ministradas na plataforma online do AGBU AVC.
Enfatizando a importância da implementação de tais programas na Armênia, o Dr. Yervant Zorian observa: “Como parte de um mundo em rápido desenvolvimento, precisamos aproveitar as oportunidades oferecidas pela inteligência artificial. No entanto, é essencial que não apenas a consumamos, mas também nos tornemos seus criadores.”
O programa STEP.ai foi lançado em 2022 e é um esforço conjunto da UGAB Silicon Valley, União de Empregadores de Tecnologia da Informação e Comunicação (UEICT) da Armênia, Fundação Synopsys, Synopsys Armênia (Departamento Educacional) e UGAB Armenian Virtual College (AVC).
O objetivo do programa STEP.ai é equipar a nova geração de estudantes com o conhecimento e as habilidades essenciais para entender os conceitos fundamentais da IA e suas aplicações no mundo real, além de contribuir para o desenvolvimento da educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) na Armênia.